Será que o problema é realmente um problema?
Uma pessoa antes, outra pessoa depois
Uma pessoa que não sabe inglês tem um baita de um problema: acesso a informação mais atual sobre vários assuntos é escasso, leitura de traduções que nunca serão a mesma coisa que o original, conversar com pessoas de vários lugares do mundo (afinal, na maioria das vezes inglês é a língua a ser utilizada para se comunicar internacionalmente).
Uma vez que esse problema está resolvido existe uma outra realidade: você se comunicando com outras pessoas, aprendendo, compartilhando, tendo maior liberdade ao viajar para certos países, ou então tendo acesso a conteúdo gratuito de super qualidade que pode te ajudar a mudar de vida.
Acontece que da primeira realidade para essa segunda você já é uma pessoa diferente.
Vida – Problema = Monotonia
Quando resolvemos um problema, mudamos, ficamos mais experientes e aquilo deixa de ser problema.
Quando você aprendeu a andar sua vida mudou, quando aprendeu a falar tudo mudou, a ler/escrever ainda mais.
Provável que já tenha passado por maus bocados na vida e superado, na hora foi difícil mas foi necessário para te tornar mais forte.
Agora quantas vezes você teve mudanças sem que houvesse problemas? você estava em casa e acordou, comeu, tomou banho, viu netflix e depois foi dormir. Nenhum problema, nada.
Pra quê problemas
Problemas existem para nos tornar mais próximos de quem realmente somos, enriquecer nossa vida.
Um dia abri uma empresa, e tive vários tipos de problemas, resolvi vários mas no final fechei.
Isso foi um fracasso?
Se o foco for na empresa em si talvez seja, mas se o foco for em você mesmo e em como toda experiência te ajudou a crescer, então foi um total sucesso!
Isso porque problemas são oportunidades de crescimento.
Olhe para trás e veja as oportunidades de crescimento que você aproveitou e qual bom é perceber como está hoje né?!
Ao mesmo passo percebe as oportunidades de crescimento das quais vem fugindo e assim sofrendo por se negar a crescer, por continuar vendo essa oportunidade de crescimento como um "problema".
Problema grande demais
Já usou a expressão: "esse problema é GRANDE demais"?
Se o problema é grande demais então por que uma vez que você resolve, resolvê-lo de novo é muito mais fácil?
Se vemos o maior elefante do mundo, podemos dizer que ele é grande, porque comparamos com os outros e ele tá entre os maiores, é o maior. E assim ele fica.
Mas com problemas é diferente. Classificamos como grande, difícil, impossível e tão logo aprendemos a resolvê-lo ele perde esse status.
Lembre agora de um problema GRANDE que teve e hoje nem é mais problema para você.
(esperando…)
Talvez seja até difícil né, porque você não classifica mais como problema. Saber ler, comprar passagem de avião, usar gps, comprar uma roupa, ter crédito no celular…
Bobagem isso, certo? Mas um dia não foi, um dia você chamou de problema e dos grandes. Mas se agora ele parece pequeno como um grão de areia eu te pergunto:
O problema era grande ou você era pequeno(a)?
Problema não é o problema, problema é oportunidade de crescimento e problema mesmo é não ir em frente e crescer.